quarta-feira, 19 de março de 2014

PARA MELHORAR O ENTENDIMENTO DO 7 ANO


http://www.megafilmesonlinehd.com/robin-hood-dublado/

DIVIRTAM-SE

Crise na Ucrânia 9 ano, entendam...

E ai 9 ano, 3ª guerra mundial a vista?

8 ano segue o link do filme Morte ao Rei...


http://www.youtube.com/watch?v=ic2T7dhyMa0

Galera do 9 ano

Boa tarde meu povo ai vai o link do filme que falei na vocês... Divirtam-se

http://www.youtube.com/watch?v=YVadpEE1C5s

Ai galera dica de um excelente filme...


http://www.megafilmesonlinehd.com/12-anos-de-escravidao-legendado/

Slides de Revolução Franecsa

http://pt.slideshare.net/gmanapa/revolucao-francesa-32506025

Slides da Revolução Russa 9 Ano A e B

http://pt.slideshare.net/gmanapa/revoluo-russa-32506157

Apostila do 6ano C

Painel 1

SOBRENATURAL: o que nos rodeia? De onde viemos? Para onde vamos?
É tudo aquilo que não obedece as leis da natureza
MITOS: Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. 
Mitos vs Lenda
Lenda pode ser entendido como pessoa real que existiu e que realizou feitos fantásticos:
Ex. Pelé, Bolt
Mitos são personagens criados que podem ou naão ter existido
Ex. Zeus, Hércules.
TEORIAS DA CRIAÇÃO DO UNIVERSO: Ciência e a Religiosidade.
Criacionismo: essa teoria nos responde com o olhar religioso de que Deus criou o mundo e todas as coisas que existem no universo.

“Teoria Cristã de Criação do Mundo
No início, Deus criou o céu e a terra.
Ao Primeiro dia, separou as luzes das trevas.
Ao Segundo dia, criou o firmamento dando-lhe o nome de céu.
Ao Terceiro dia, fez a terra germinar e criou as plantas e os seus frutos.
Ao Quarto dia, colocou no céu o sol, a lua e as estrelas.
Ao Quinto dia, povoou as águas de peixes e os céus de pássaros.
Ao Sexto dia, povoou a terra de animais de todas as espécies e criou o homem à sua imagem e semelhança.
Ao Sétimo dia, descansou."

Evolucionismo: Cientistas levantaram a hipótese de que as milhões de galáxias que povoam os céus tenham surgido a partir de uma fantástica explosão cósmica. Segundo essa hipótese, os corpos celestes de hoje são produtos da transformação física dos fragmentos daquilo que explodiu no Big Bang que originou o universo. E essa explosão teria ocorrido há cerca de 20 bilhões de anos atrás. 
Outras:
- Teoria Egipsia
- Teoria Grega da Criação
Painel 02
A cronologia  (o estudo do tempo) é uma das invenções fundamentais da espécie humana! é com base neste conjunto de conhecimentos que a civilização consegue, até os dias de hoje, controlar e organizar sua vida e suas atividades.
Para compreendermos este costume tão cotidiano (às vezes nem nos damos conta de como a influência do relógio é importante em nossas vidas) é preciso recuar à aurora da humanidade.
Para os caçadores do período paleolítico, a posição dos astros e suas periodicidades eram usadas para saber quando a lua mudaria, em que períodos as diversas estações da natureza aconteciam e qual sua influência no comportamento e migração dos animais para que a caça e a pesca pudessem ser bem sucedidas.
Já no período neolítico, arar a terra, semeá-la e o período de colheita precisavam de medidas de tempo precisas para que os períodos mais favoráveis fossem observados para que cada fase da agricultura fosse completada com sucesso garantindo, assim, o prosseguimento da espécie em um dado local.
Podemos então sintetizar, afirmando que os fenômenos celestes é que determinavam o período de fertilidade da terra e o comportamento dos animais, grande preocupação de todos os povos.

OS CALENDÁRIOS são de acordo com a cultura de cada povo
Calendário cristão: nascimento de jesus
Calendário muçulmano ; hégira- 622 d.c.
Calendário judaico: parte da criação do
Calendário chinês: início em 2697 a.c.
O TEMPO
Tempo clima: chuvas, ventos, etc
Tempo cronológico: segundos, minutos, horas, dias, anos, etc...
Tempo histórico: Idade Antiga, Idade Média, Pré-História, Idade Moderna, Brasil Colônia, Brasil Império, Brasil República.
Primeiros relógios da humanidade:
Relógio de sol – 4 mil anos – egípcios
Clepsidra – relógio de água - Grécia
Ampulheta – França – ano 750

Apostila 7 ano A B e C

PAINEL 1
Declínio do modo de produção feudal
Nos séculos 14 e 15, a Europa Ocidental foi abalada por uma crise generalizada da economia agrária, que trouxe fome, epidemias, guerras e revoltas populares às cidades e ao campo. Nesse contexto, o sistema e o modo de produção feudal foram profundamente afetados. As consequências da crise foram:
a) dissolução dos laços de servidão; os servos se revoltaram e começaram a fugir dos feudos (sob o domínio da nobreza fundiária, proprietária de terras);
b) a nobreza feudal, temerosa diante das revoltas camponesas, reagiu criando os Estados absolutistas, que podem ser entendidos como uma reorganização do poder político;
c) o poder político, que estava concentrado no âmbito da aldeia (feudo), projetou-se numa escala mais ampla, de modo a ficar concentrado na pessoa de um rei. Os Estados absolutistas foram responsáveis pela introdução dos exércitos permanentes, com o objetivo de aumentar a eficácia da repressão contra as revoltas camponesas e manter os camponeses nos feudos;
d) portanto, os Estados absolutistas eram "máquinas de guerra" que serviram aos interesses da classe nobre. Foi uma compensação pelo fim da servidão.
e) em razão da necessidade de recursos para manter em funcionamento os exércitos permanentes, as monarquias centralizadas européias introduziram os primórdios das burocracias permanentes e do sistema tributário unificado.
Características gerais e desenvolvimento do modo de produção capitalista
O capitalismo começou a se desenvolver no âmbito do modo de produção feudal em declínio. Suas principais características são: 1) propriedade privada dos meios de produção (de posse dos capitalistas ou burgueses); 2) produção de mercadorias destinadas ao mercado consumidor (e não para a própria sobrevivência); e 3) a existência de "força de trabalho" que possa ser comprada (existência do trabalhador livre).
a) só podemos falar em consolidação do modo de produção capitalista quando as características mencionadas estão presentes e se tornam predominantes e universais.
b) de acordo com Perry Anderson, na época da formação dos Estados absolutistas, as formações sociais eram compósitas, ou seja, coexistiam dois modos de produção distintos, o feudalismo em declínio e o capitalismo em desenvolvimento.
c) enquanto os camponeses foram obrigados a permanecer nos feudos e a trabalhar para os senhores feudais, as relações sociais se mantiveram feudais. Essa condição impediu o surgimento do "trabalhador livre" e, consequentemente, o desenvolvimento pleno do capitalismo.
PAINEL 2

Mercantilismo
As monarquias centralizadas não interromperam o desenvolvimento do capitalismo nascente, porque a necessidade de recursos materiais e financeiros para manter em funcionamento os Estados absolutistas fez com que os reis buscassem apoio da classe burguesa:
a) a necessidade de contar com recursos materiais fez com que os reis negociassem com a burguesia nascente, de modo a atender algumas exigências. Desse modo, os Estados absolutistas propiciaram, indiretamente, as bases para o desenvolvimento posterior do capitalismo;
b) a ação direta dos Estados absolutistas fez surgir o mercantilismo, como princípio de um mercado interno protegido pelo protecionismo, e o comércio externo de mercadorias;
c) o mercantilismo beneficiou a classe burguesa porque permitiu o desenvolvimento do modo de produção capitalista.
O Estado capitalista
Em determinada fase do desenvolvimento das forças produtivas capitalistas, a burguesia se fortalece como classe social e promove a tomada do poder por meios revolucionários:
a) as monarquias centralizadas e os Estados absolutistas foram derrubados pelo poder de uma classe revolucionária: a burguesia;
b) a primeira revolução burguesa ocorreu na Inglaterra, em 1680; seguida pela França, em 1789.
c) após a tomada do poder pela burguesia capitalista, os Estados absolutistas se transformam em Estados capitalistas e passam a adotar políticas econômicas condizentes com os interesses da burguesia, promovendo o desenvolvimento do capitalismo;
d) para se tornar o modo de produção dominante e universal, o capitalismo precisou "destruir" (modificar radicalmente) a estrutura fundiária, o modo de vida dos camponeses e a propriedade da terra;
e) a transição para o capitalismo não representa tão-somente uma mudança de padrão produtivo da esfera estritamente econômica, mas também na esfera cultural. As primeiras gerações de trabalhadores precisaram ser disciplinadas para se adequarem aos imperativos da exploração capitalista. Esse processo foi marcado por um conflito latente;
f) para se desenvolver, o capitalismo precisou expropriar os camponeses, de modo que esses trabalhadores fossem juridicamente livres e necessitassem vender sua força de trabalho, transformando-se em proletários.
g) a expropriação da classe camponesa e a modificação da estrutura agrária variaram em cada país onde o capitalismo surgiu e se tornou o modo de produção dominante.

Lembrança

Lembrando aos meus queridos alunos  que o teste é individual e depende da turma(comportamento)  e poderá  ou nao ser sob consulta(caderno).

Estude e se prepare para fazer os testes sem consulta para que nao haja surpresas moçada.

Assuntos para o mini teste 02 do colégio Gabriel Arcanjo que ocorrerá na proxima semana

6
MARCAÇÃO E CONTAGEM DO TEMPO
TEORIAS DE CRIAÇÃO DO MUNDO
LENDAS E MITOS
RELIGIOSIDADE
EGITO
MESOPOTÂMIA
7
REVOLUÇÃO COMERCIAL
CAPITALISMO
AS CRUZADAS
8
REVOLUÇÃO FRANCESA
PENSADORES ILUMINISTAS
ILUMINISMO
9
REVOLUÇÃO RUSSA
PENSADORES: MARX E ENGELS
COMUNISMO
SOCIALISMO

Voltando

Boa tarde meus caros alunos,  nao teve jeito,  tive que voltar ao mundo virtual por voces.... Vamos bombar esse blog.  Abraços